sábado, 28 de maio de 2011

Conclusão

Lima Barreto era um jornalista e escritor muito crítico, que era contra o racismo e qualquer tipo de preconceito, por isso um exemplo na história literária do Brasil. Suas obras abordavam o preconceito, as dificuldades de um negro ou mulato no Brasil, além de esbanjarem critícas sobre o governo extremamente abusivo do nosso País..
Lima Barreto foi um homem que viveu angustiado, pois apesar de ser dotado de uma inteligência e sensibilidade superior, foi obrigado a servir-se da porta dos fundos de uma cultura provinciana.
Policarpo é talvez o maior personagem brasileiro em sua trágica ingenuidade nacionalista.
Enfim, Lima Barreto refletiu como ninguém, sobre as relações de força que existiam na sociedade de sua época. Ele enquanto intelectual, sofreu as rotinas da opressão social e denunciou o racismo, a intolerância, o preconceito social, a hipocrisia e os abismos de classe que estão arraigados nos valores de uma sociedade hierarquizada e excludente.
"Nós não lemos Lima Barreto para aprender literatura, lemos Lima Barreto para aprendermos a ser brasileiros"

Lima Barreto foi um gênio além do seu tempo, e por isto, não foi compreendido na sua época.Infelizmente grande parte dos problemas brasileiros apontados por ele continuam existindo. Seu estilo despojado, faz com que os leitores fiquem encantados por suas obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário